sexta-feira, julho 18, 2008

Adolescência na praia...

“Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e despede um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda.”

O começo de férias, férias em família, Algarve, filhos, filha adolescente...tudo isto me fez pensar num livro que li, precisamente, na minha adolescência, ou talvez um pouco mais tarde. Fui adolescente até tarde. O livro, esse sim, marcou a minha adolescência tardia. Fez-me sonhar e tremer. Isto parece bem piroso, mas na altura foi um livro que me tocou profundamente.
Saíu à pouco tempo num jornal ou revista...
Lembrou-me o Verão e as paixões de praia...dei-o à minha filha, adolescente. Espero que goste, que o leia na praia e que se recorde dele como eu.